Informações sobre a carreira de Agrônomo



  

Já imaginou ser um profissional que trabalha com agricultura e estuda a cultura dos campos? Então o curso de Agronomia é para você, pois é isso o que um profissional graduado do ramo faz. Eles são conhecidos muitas vezes como Agrônomos ou Engenheiros Agrônomos. Saiba que eles entendem muito de campo e dos alimentos de origem vegetal e animal, visando assim, o menor custo de produção, aliados a qualidade e produtividade. Além disso, ele sabe muito bem como conservar o meio ambiente.

Todavia, você deve estar se perguntando qual é o curso específico para você que quer se tornar um agrônomo e como se destacar no mercado. Para isso eu digo que você tem que fazer o curso de Agronomia e posteriormente, adquirir o registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Além disso, o domínio do inglês e da informática são grandes diferenciais no ramo. E não para por aí. Você precisa manter-se muito bem informado nas novas tecnologias, as quais avançam muito rapidamente e ser capaz de se adaptar a novas situações, ser comunicativo, ser proativo e bom para a tomada de decisões, ser capaz de resolver problemas práticos, criativo, curioso, ter facilidade em cálculos, interessado em construir coisas e estudar seu modo de funcionamento, gostar muito de ler, pesquisas e estudar e acima de tudo, você precisa ter em mente que estará constantemente ao ar livre e em contato com a natureza.





As principais atividades de um agrônomo vão desde o plantio até a distribuição de determinada mercadoria. Por isso, você irá planejar, auxiliar e executar os serviços ligados ao plantio e à colheita. No entanto, você também pode escolher outras áreas para atuar, como Defesa Sanitária, Engenharia Rural, Fitotécnica, Agribusiness, Agroecologia, Zootecnia, entre outros. Os ramos de especialização também são diversos, como Agrotecnia, Topografia, Melhoramento Animal e Vegetal, Recursos Naturais e Ecologia, Reflorestamento, Entomologia, Fitotecnia, Silvicultura, Economia Agrícola, entre outros. 

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *