Área de Advocacia – Informações sobre a profissão



  

Você já pensou em se tornar um Advogado, trabalhar em fóruns, escritórios, realizar audiências? Então, fique atento, pois neste artigo vamos dar dicas a você que quer cursar Direito e se tornar um profissional da área.

A primeira coisa que você precisa ter para se tornar um advogado além do curso é ser aprovado no Exame de Ordem e adquirir a carteirinha da OAB. Mas, você pode estar na dúvida e se perguntar: o que faz realmente um advogado? Bom, um advogado atua na defesa dos interesses do cliente. Por isso, ele estuda várias leis e pode atuar em diversos ramos, como trabalhista, tributário, cível, penal, empresarial, entre outros. Além disso, ele também pode escolher se quer trabalhar em um escritório ou em uma empresa, se vai seguir carreira pública ou privada. Se escolher o ramo público há várias outras profissões como Juiz, Promotor, Defensor, Procurador, Delegado de Polícia, entre outras.

Tudo bem, até aqui você já entendeu, mas qual a principal característica de um profissional da área para que ele seja um destaque no ramo? A principal característica é gostar de ler, pois as pessoas que fazem o curso não irão trabalhar com química, física, biologia, como era visto no ensino médio. Portanto, ele terá que ler muito, mas muito mesmo, pois existem várias leis e ele precisa estar antenado com todas elas. Mas não é só isso, ele também tem que ter uma boa capacidade de argumentação e habilidade em negociação, bem como boa memória, dominar o português e ser muito comunicativo. Tudo isso é fundamental. O gosto pela pesquisa, investigação e pelos estudos farão parte do resto da vida de um advogado.





Há também diversas ocasiões em que ele terá de saber debater. Cabe lembrar que debater não é discutir e sim usar os argumentos válidos a seu favor. O mercado de trabalho no ramo é bastante promissor e garante ótimas vagas para excelentes profissionais.

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *