Profissões da informática – Cursos e áreas para trabalhar



  

Já imaginou ser um profissional de informática? Você se considera criativo e gosta de exatas? Então, esse pode ser um ótimo curso para você. A profissão possui diversos ramos nos quais o graduado pode atuar que vão desde a criação de jogos, desenvolvimento de softwares para celulares ou para sistemas distribuídos, trabalho com inteligência artificial, entre várias outras atividades. Todavia, o mercado de trabalho da computação é voltado em sua grande maioria para três áreas, como Engenharia de Software voltado para o desenvolvimento de sistemas de informação, Engenharia de Hardware destinado a arquitetura de computadores e máquinas e, por fim, Pesquisa Teórica.

O curso mais destacado no Brasil é o da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. O curso tem duração de quatro anos e o foco principal é no desenvolvimento de softwares. Após o término o graduado pode se tornar gerente de projetos, gerente de redes e administrador de banco de dados. Além disso, o profissional pode optar também por docência na carreira acadêmica.

Se você se interessou pelo curso e gosta de desenvolver e utilizar a criatividade não tenha dúvidas, esse curso é para você. Cabe ressaltar que o curso é para quem não gosta de muito trabalho mecânico e o domínio do inglês é primordial, uma vez que a maioria dos livros é em língua inglesa.





Um dos destaques da área é o mercado de trabalho, o qual é bastante promissor e promete várias vagas para os próximos anos. Muitas delas serão para o exterior e entre as grandes empresas do ramo podemos destacar o Google, o Facebook e a Microsoft. No decorrer do curso há vários campeonatos no exterior em que você pode aprender com as mentes mais brilhantes da área. Podemos afirmar, ainda, com plena convicção, de que nos próximos anos as pessoas que não possuírem um alto conhecimento de informática ficarão fora do mercado de trabalho. Por isso, é necessário estar em constante atualização.

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *