Dicas para escolher a profissão certa



  

Você já concluiu o ensino médio e não sabe qual profissão deve seguir? Já ficou pensando em um dia ser bombeiro, no outro dentista, no outro médico e por fim, querer várias profissões ao mesmo tempo? Então, você ainda não sabe o que seguir e precisa ler essa matéria que foi feita especialmente para você.

A princípio, o primeiro fator que tem de ser levado em consideração é a pressa. O velho ditado prevalece “a pressa é inimiga da perfeição”, porém, lembre-se de que você também não pode ficar muito tempo parado. Vai chegar uma hora que você tem que decidir o que vai fazer.

Outro passo importante a ser seguido são os testes vocacionais. Eles são de grande valia para quem almeja definir o caminho que realmente quer trilhar. Contudo, melhor do que isso é ir em busca de um profissional da área que se deseja seguir. Nem sempre o que vemos na teoria corresponde com a prática da profissão e é aí que você vai poder se enxergar futuramente.

Ah e se você está querendo um curso por que seu pai, mãe ou algum parente próximo quer que você faça, então esqueça. Você tem que se encontrar, fazer uma autoavaliação do que realmente gosta e escolher um curso que tem a ver com você. Vejo muitos pais querendo que os filhos se tornem médicos sendo que eles não têm a mínima aptidão para o curso. Por isso, vá em busca da prática, faça testes, leia mais sobre o que você quer e se possível peça ajuda a tais profissionais.





Os cursos livres de cada área podem ser um diferencial e ali você consegue diferenciar quem apenas pretende fazer um curso superior daqueles que almejam seguir carreira na área. Cabe ressaltar que alguns filmes podem ajudar, mas nem sempre eles correspondem com a realidade dependendo da área, o melhor é ir em busca da parte prática.

Boa sorte!

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *