Informações sobre a carreira de Jornalismo



  

O Jornalismo está em todos os lugares, em cada citação que lemos, em cada notícia na televisão, em cada conversa na rua. É comum sairmos para passear e notarmos pessoas comentando sobre algum assunto de relevância nacional, e isso é possível graças à missão do Jornalismo que é buscar informações, escrever e publicar as notícias.

O Jornalista é o profissional que vai atrás de notícias de diversos assuntos e transmite essas notícias através dos meios de comunicação que podem ser jornais, televisão, revistas, rádio e internet.

A missão do Jornalista também é manter o público sempre antenado e informado em tudo o que acontece na cidade, estado, país e no mundo. Dentro da área jornalística há muitas funções que podem ser exercidas como repórter, que entrevistam personalidades; editores, que avaliam reportagens para verificar a qualidade dos textos; redatores, que revisam todo o texto; assessores de imprensa que providenciam contatos com os meios de comunicação para divulgar ações ou atividades de seus clientes.

Se você tem algum interesse em ingressar na área jornalística, é importante ressaltar alguns adjetivos que um profissional jornalista necessita ter, é preciso ter uma capacidade de transmitir as notícias de forma objetiva e clara e conhecer bastante a língua portuguesa, ter capacidades de comunicação, improviso, síntese, criatividade, curiosidade, desembaraço, investigação, iniciativa, objetividade. Se você tem todas essas qualidades, ou pelo menos a maioria delas, já é um bom indicativo que você pode ser um Jornalista.





Não é necessário obter um curso superior para atuar na área do Jornalismo, mas é possível encontrar alguns cursos de Comunicação Social que podem ser bastante efetivos no entendimento de técnicas e métodos de jornalismo.

O Jornalista pode atuar em áreas e assuntos específicos, como economia, esportes, história. O mercado de jornalismo é muito competitivo, mas sempre amplo com diversas áreas de atuações. É importante estar em constante aprendizado e aperfeiçoamento para se assegurar e crescer no mercado de trabalho.

Por Paulo Victor Bragança



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *