Mudanças no Vestibular Unicamp 2015



  

Quem está acostumado com vestibular sabe: a Unicamp é um vestibular diferenciado. Até o ano passado a diferença com os vestibulares tradicionais era gritante, ao invés da típica prova de múltipla escolha tínhamos aproximadamente 50 questões de múltipla escolha, com dificuldade baixa, e mais duas redações a serem escritas pelos candidatos. Não obstante, as redações fugiam completamente aos padrões esperados nos vestibulares. A Unicamp abria mão das típicas e batidas dissertações em prol de gêneros diferentes e criativos, que requeriam um conhecimento profundo pelo candidato dos gêneros textuais de grande variabilidade. Pela primeira vez em muito tempo a Universidade de Campinas parece querer se aproximar dos outros vestibulares mais tradicionais com mudanças que vão vigorar já no vestibular deste ano.

A primeira fase, completamente incomum descrita anteriormente agora foi substituída. O que ocorrerá será a típica prova de conhecimentos gerais, múltipla escolha, com 90 questões das matérias do ensino médio (Português, Literatura, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Inglês e outras questões interdisciplinares que requerem mais cuidado em sua resolução). As duas redações da primeira fase foram excluídas, o candidato agora só terá que escrever durante a segunda fase da prova, que será realizada em três dias sendo que no primeiro dia haverá a redação, provas escritas de português e literatura; no segundo dia provas escritas de matemática história e geografia e no terceiro dia provas escritas de física, química e biologia. Um sistema muito parecido de avaliação é utilizado no vestibular da USP.

Tais alterações foram decididas em abril durante reunião na sede da Fuvest com os responsáveis pelos vestibulares da USP, Unesp, Unicamp, Unifesp, ITA, FAMERP, Mackenzie, PUC-SP e PUC- Campinas. Essa decisão aponta para uma tentativa de deixar mais unificados os vestibulares no estado de São Paulo.





A primeira fase será realizada no dia 23/11/2014 e a segunda fase será realizada nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015.

Por Nosf



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *