Dicas para a primeira fase de vestibulares



  

A maioria dos vestibulares são formados por duas fases. A primeira fase normalmente é mais geral, contando com todas as matérias presentes no ensino médio e tende a ser mais ampla na cobrança de conteúdos e sutilmente mais superficial no que diz respeito à profundidade com que os temas são cobrados.

A segunda fase geralmente tende a ser mais específica e mais aprofundada. Em alguns vestibulares, na segunda fase estão contidas todas as matérias, em outros apenas matérias específicas.

Por exemplo, se você for prestar um curso de exatas, você terá na segunda fase matérias de exatas (física, química e matemática e redação), se for prestar um curso na área de biológicas, terá que enfrentar matérias da área de biológicas e redação, e assim por diante.

Todos os vestibulares importantes do país, sem exceção, contém na sua segunda fase uma redação e, nessa etapa, as perguntas tendem a ser mais elaboradas, para que você responda dissertativamente.

Deixando a segunda fase um pouco de lado, vamos falar da primeira fase dos vestibulares. Essa fase, geralmente, conta com questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (podendo ser de quatro alternativas em alguns vestibulares).





Exceto a UNICAMP, na primeira fase geralmente o candidato não enfrenta problema significativo com tempo para resolver a prova, que tem muito mais um caráter eliminatório, principalmente nos cursos e faculdades mais concorridas. Assim, o candidato não pode perder questões fáceis, já que muitos outros candidatos podem ultrapassá-lo. 

Na primeira fase, errar questões fáceis tira o candidato do vestibular, pois a maior parte dos outros candidatos vão acertá-la. Tendo isso em mente, o candidato deve encontrar e resolver inicialmente todas as questões fáceis da prova.

As questões aqui tem valor quantitativo, portanto, vale mais acertar 3 questões fáceis em 10 minutos do que ficar perdendo tempo em uma questão difícil. Questões difíceis tem obviamente pouco índice de acerto e devem ser encaradas principalmente como questões que serão responsáveis por diferenciar um candidato de outro.

Lembre-se, portanto, questões fáceis te passarão e questões difíceis te deixarão bem colocado.

Por Nosf



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *