Análises que devem ser feitas para escolher a profissão correta



  

Provas, vestibulares, conclusão do ensino médio. Nessa época do ano muitas responsabilidades caem sobre jovens com idade entre 16 e 20 anos, e muitas vezes eles não estão preparados para escolher qual carreira seguir. pelo resto da vida.

Alguns se influenciam pelas famílias, seguem profissões dos pais, algumas vezes por admirá-los, outras para assumir empresas, consultórios ou escritórios. E muitas vezes é aí que mora o maior erro, já que acaba criando uma grande expectativa de sucesso em torno da família inteira.

É importante para o estudante analisar algumas situações como o mercado de trabalho e o piso salarial. Porém, o mais importante é gostar do ramo que escolheu. O estudante não pode esquecer que a área escolhida precisará de sua dedicação ao longo da vida, após a graduação, virão pós, MBAs e mestrados, isso citando apenas a área acadêmica. Reuniões, planejamento, dedicação em torno de algo que não foi bem escolhido pode se tornar um fardo.

Claro que nunca é tarde para recomeçar, fazer uma segunda faculdade, correr atrás daquele sonho que ficou guardado na gaveta. Mas por que não tentar acertar na primeira?





A tendência do jovem é focar apenas nos ganhos, mas lembrem-se: ganhar dinheiro e reconhecimento fazendo algo que dê prazer, que de dê alegria, é muito melhor. Quando fazemos algo com amor e satisfação a tendência é que sai bem feito e aí vem o reconhecimento, a valorização e todos os benefícios de uma boa escolha.

Pensem ao contrário, escolher uma profissão que dê dinheiro e que você não gostar pode afastar os clientes, já se você escolher uma profissão que de repente nem dê tanto dinheiro assim, mas que você irá fazer com dedicação irá agregar os clientes.

Além disso, não podemos esquecer que no período da faculdade será mais fácil superar os desafios de conteúdos que despertam seu interesse do que o contrário.

Por Vivian Schetini



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *