UFMG é eleita a segunda melhor universidade do Brasil em 2014



  

Mais uma vez, um dos símbolos que melhor representam a educação mineira é destaque no cenário nacional. Em um levantamento apresentado no último dia 08 de setembro pelo jornal Folha de São Paulo, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), foi considerada a 2ª melhor universidade Federal do Brasil.

Neste levantamento, foram avaliadas pelo jornal um total de 192 instituições de ensino superiores públicas e privadas do país.

Segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), dentre os cursos oferecidos pela UFMG, os que mais se destacaram entre os das demais instituições avaliadas foram os cursos de Biologia, Ciência da Computação, Direito, Fisioterapia, História, Medicina Veterinária e o curso de Propaganda e Marketing.

Em 2014, a universidade que obteve o melhor desempenho na avaliação e foi eleita a melhor do país foi a USP (Universidade de São Paulo). Em segundo lugar ficou a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Completaram ainda as cinco primeiras posições do ranking do RUF a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que ocupa o terceiro lugar geral, o quarto lugar foi ocupado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e, fechando as cinco primeiras posições do ranking, a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).





Para conhecer a lista completa do RUF (Ranking Universitário Folha) e saber quais são as universidades brasileiras que obtiveram as melhores avaliações no ranking do Jornal Folha de São Paulo, clique aqui.

A pesquisa para a eleição do RUF foi feita pelo Datafolha, com aproximadamente 611 professores universitários que avaliaram os cursos das instituições de ensino superior para o MEC. Além destes professores, participaram da pesquisa mais 1.970 responsáveis por recursos humanos, onde estes avaliaram as siglas de todas as 192 universidades.

Em uma visão mais ampla da sua importância na educação brasileira e na formação de pessoas e profissionais, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) ocupa ainda o 10º lugar no Ranking das melhores universidades da América Latina, segundo o QS World University Ranking 2014, e ocupa a posição entre 451-460 das melhores universidades do mundo

Estes resultados foram divulgados no último dia 15 de setembro. O QS World University Ranking é realizado anualmente e tem reconhecimento mundial.

Por Por Fabiano André de Carvalho



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *