Técnicas de memorização de matérias teóricas



  

Você sente dificuldade em memorizar matérias teóricas, sejam elas relacionadas a momentos históricos, termos técnicos ou processos específicos? Saiba que, muitas vezes, tal dificuldade pode ser ocasionada pelo erro no modo como as informações são analisadas e agrupadas em sua mente

A escolha da técnica correta pode ser crucial para uma boa memorização. Por isso, pensando em auxiliar os candidatos a vestibulares, ENEM e demais processos seletivos, selecionamos as melhores técnicas de memorização para matérias teóricas

  • Anotação do conteúdo: já está comprovado que anotar os principais tópicos de determinadas matérias enquanto estuda é eficiente não somente para a memorização, mas também para a revisão e para o entendimento. Uma boa dica é atentar-se a detalhes certeiros, tais como datas e processos. Se você é universitário, pode aplicar s anotações no seu dia a dia na faculdade. Neste caso, as anotações recebem um nome específico: fichas de estudos.
  • Leitura atenta, porém ligeira: ler mais rapidamente favorece a assimilação do conteúdo em um curto espaço de tempo. Porém, é preciso atentar-se à assimilação do conteúdo. Se o candidato perceber que não está lendo com atenção e compreendendo, de fato, este conteúdo, é preciso retomar a leitura e, principalmente, o foco. 
  • Conteúdos complexos em primeiro lugar: quando o candidato precisa memorizar matérias complexas, principalmente que envolvam nomes, locais e datas, é recomendado que tais tópicos sejam analisadas logo no início do processo de estudos. O cuidado deve-se ao fato de a mente do candidato ainda não estar sobrecarregada e cansada com os demais assuntos, facilitando assim a compreensão. Esta dica é indicada, principalmente, para candidatos que preferem iniciar a resolução das questões que envolvem cálculos (muitas vezes, os cálculos tomam muito tempo do candidato, prejudicando o desempenho no restante da prova). 




Devemos frisar, porém, que estas táticas podem ser aplicadas tanto na rotina de candidatos que estão com exames bem próximos, como para aqueles que estudam com uma certa antecedência. Aproveite e dê um upgrade no seu processo de estudos! 

Por Tati M.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *