Dicas de como redigir uma redação clara e coesa



  

Se você é um participante assíduo de concursos públicos, processos seletivos e exames oficiais, sabe o grau de importância de uma redação bem escrita. Além de aplicar as características corretas, dependendo do tipo de texto requisitado, é preciso ainda transmitir a informação, ideia ou pensamento de forma clara e coesa

Pensando em lhe auxiliar, selecionamos em nosso artigo algumas dicas de como acertar na produção deste material. São dicas simples, mas que podem fazer bastante diferença no resultado final do texto:

– Saiba do que você está falando: conhecer o tema é essencial para que um texto seja correta e adequadamente redigido. Afinal, você quer transmitir informação verdadeira, certo? Por isso, antes de iniciar a redação faça uma boa pesquisa sobre a temática. 

– Descubra para quem você está falando: definir o público alvo do seu texto é essencialmente importante, visto que para cada tipo de público é necessária uma estratégia de conteúdo.  

– Evite períodos longos: aplicar parágrafos curtos é muito importante, principalmente para a rápida leitura e fácil entendimento do conteúdo. Escrever frases longas pode complicar a análise, além de dispersar o leitor. 





– Cuidados com a pontuação: a organização do conteúdo só é garantida com a correta aplicação da pontuação. É importante salientar que empregar corretamente vírgulas e demais pontos evita a ambiguidade (duplo sentido). 

– Utilização de termos rebuscados: a fim de agradar, é comum os candidatos utilizarem termos difíceis em seus textos. Entretanto, muitas vezes o real significado das palavras é desconhecido. É importante salientar que, na maioria das vezes, "o menos é mais"! Aposte em palavras simples, que sejam entendidas por todo e qualquer leitor. 

– Organização dos blocos de texto: organizar o texto significa, também, evitar a repetição de palavras, frases e ideias. Aliás, o pleonasmo é uma das figuras de linguagem mais comum utilizada pelos brasileiros e pode, inclusive, modificar a sua ideia, mesmo que discretamente. 

Devemos salientar que tais dicas podem ser aplicadas em todos os tipos de redação, seja nos exames de vestibular, concursos públicos e ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. 

Por Tati M.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *