Dicas para evitar o sono enquanto estuda



  

Sentir sono durante a rotina diária de estudos é bastante comum entre os estudantes, principalmente quando o volume de conteúdo a ser revisado é alto – como nos processos seletivos, concursos públicos, vestibulares e ENEM. Segundo professores, para evitar que o sono apareça inesperadamente, a regra principal é dormir bem à noite, no mínimo, por 8 horas consecutivas

Entretanto, além de uma boa noite sono, existem algumas formas de evitar o cansaço e, consequentemente, o sono. Listamos em nosso artigo dicas infalíveis para você não sentir sono enquanto estuda. Confira a lista: 

1 – Alimentação correta: 

Que alimentar-se corretamente é bom para a saúde todos sabem. Porém, os efeitos de uma boa alimentação podem ser decisivos em muitos fatores, incluindo os estudos. As refeições mais leves e saudáveis, como saladas e alimentos integrais reduzem a sensação de sono após a ingestão. Uma excelente dica é evitar pratos carregados como churrascos, feijoadas e carnes ricas em gordura. 

2 – Atividade física: 

Não, não é preciso ser um maratonista expert ou frequentar a academia todos os dias. Basta que você realize pequenos movimentos durante o horário dos estudos, principalmente quando sentir que os olhos estão começando a pesar. Procure levantar-se, alongar-se ou simplesmente ir até a cozinha tomar um copo de água.

3 – Mantenha-se sentado: 





Apesar de ser muito confortável, estudar deitado só aumenta a vontade de tirar aquela soneca. Evite se deitar enquanto lê ou resolve as questões. Se possível, realize tais atividades em um local apropriado para tal, como uma escrivaninha. 

4 – Boa iluminação: 

Estudar em ambientes escuros favorece a produção de melatonina. E, quando mais melatonina no organismo, maior é a sensação de sono. Mantenha uma boa iluminação no seu local de estudos, seja este o quarto, a sala ou o home office.

5 – Aposte na cafeína: 

A cafeína, quando consumida com moderação, é um excelente despertador para o organismo. Pode ser encontrada no café, chá preto e também no açaí. Preste atenção à quantidade consumida: cafeína em excesso pode causar problemas cardíacos e nos ossos. 

+ uma dica: o bom e velho banho gelado é uma opção certeira para espantar o sono. Quando começar a sentir sono, dê uma pausa nos cálculos e tome aquela ducha fria.

Por Tati M.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *