Informações sobre o Curso de Letras



  

Na hora de terminar o Ensino Médio e escolher uma profissão algumas pessoas ficam em dúvida sobre qual curso fazer. Em alguns casos os candidatos iniciam uma faculdade e somente após um tempo descobrem que não é a profissão dos sonhos. Diante disso, vamos falar a respeito do curso de Letras, o qual a pessoa estuda Língua Portuguesa e idiomas estrangeiros, bem como literatura.

A princípio o profissional da área pesquisa e ensina a Língua Portuguesa, outros idiomas e suas literaturas. Todavia, o universitário poderá optar por se especializar em uma língua moderna, quais sejam: Inglês, Francês, Espanhol e Alemão e outras línguas consideradas clássicas por alguns estudiosos, como Latim e Grego. Entretanto, é importante destacar que o profissional deverá estudar sempre essa área a fim de conseguir o domínio das línguas estrangeiras e manter-se atualizado.

O mercado de trabalho dos profissionais é destinado a escolas de ensino fundamental e médio ou escola de idiomas. Porém, há outros locais como é o caso das editoras, nas quais o atuante poderá trabalhar na preparação de livros e revisar ou traduzir textos e áreas de interpretação e secretariado bilíngue em algumas empresas.

Alguns cursos no país incluem o estudo de Libras, mais conhecida como a Língua Brasileira de Sinais, e o professor poderá ministrar aulas em escolas da educação básica para alunos surdos e orientar a metodologia de ensino para esses estudantes. Um dos exemplos é encontrado na Universidade Federal do Maranhão, localizada na cidade de São Bernardo, a qual oferece licenciatura interdisciplinar em linguagens e Códigos. Isso ocorre após a formação geral, em que o atuante poderá cursar mais um ano e obter o diploma de licenciado em Letras, Músicas ou Artes Visuais.





Vale destacar que há uma demanda atualmente por profissionais deste setor, pois como a área educacional está precária no Brasil, não são todos os licenciados que querem lecionar. 

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *