Vestibular IFBA 2015 – Inscrições abertas



  

Para os profissionais que buscam uma carreira de nível técnico e que apresente um rápido retorno em relação à inserção no mercado de trabalho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), abriu recentemente novas oportunidades. São oferecidas 6.880 vagas para o processo de seleção de 2015. Deste número o total de 5.267 são voltadas para cursos técnicos e 1.620 para cursos de nível superior. Nos dois casos os cursos são gratuitos.

De acordo com as informações divulgadas até o momento as oportunidades estão sendo distribuídas entre 16 campi e também nas quatro unidades de atendimento avançado.

Apenas para a cidade de Salvador são colocadas à disposição dos candidatos 1.386 vagas. Essas oportunidades foram distribuídas em 660 para qualificação profissional de nível superior e 440 para técnicos – nível médio mais profissionalizante – e 286 para técnico subsequente, ou seja, para aqueles que já concluíram o ensino médio.

Com relação à duração dos cursos a informação é de que varia conforme a modalidade do curso. De qualquer forma o período fica entre dois e cinco anos.

Conforme a organização dentre os cursos mais procurados pelos candidatos estão os de Engenharia Química, Industrial Mecânica, Engenharia Civil, Tecnologia em Radiologia e Bacharelado em Administração.

Entre os cursos de nível técnico a concorrência é maior percebida para Automação Industrial, Edificações e Técnico em Geologia.





Outra informação importante é que das vagas destinadas para o nível superior 60% deverão ser preenchidas por meio do Enem e 40% através do Sisu.

No caso dos cursos técnicos a metade usará o Enem para a seleção enquanto que a outra deverá participar de vestibular próprio da IFBA.

A previsão é de que os candidatos inscritos sejam submetidos aos testes no dia 7 de dezembro de 2014. Já as inscrições estão sendo recebidas no endereço eletrônico www.portal.ifba.edu.br. O valor estipulado para a taxa de participação é de R$ 30. As inscrições serão recebidas até o dia 10 de setembro de 2014.

Três editais relacionados a essa seleção foram divulgados esta semana. Os mesmos detalham sobre as vagas oferecidas. Eles podem ser conferidos no site www.portal.ifba.edu.br. Para ajudar quem vai participar fica a dica: o IFBA mantém no mesmo site as provas e gabaritos referentes a seleções anteriores.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *