Dicas de como fazer uma análise crítica da Redação



  

Então você decidiu fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e está com um milhão de dúvidas sobre a prova. Bem, saiba que você não está sozinho e, assim como você, muitos jovens sofrem por não saber ao certo o que vão encontrar na hora da prova.

Sem dúvida, a parte mais temida da prova é a Redação, onde você terá que demonstrar vários conhecimentos, domínio da grafia da língua portuguesa, coerência, coesão no texto, uso da linguagem culta e também o seu senso crítico. A análise crítica é avaliada mediante a observação da postura do candidato perante um assunto, isto é, da capacidade de dar soluções quando alguma situação deve ser mudada e a sociedade beneficiada.

Se você acha que não está preparado para dissertar acerca dos direitos humanos ou dar soluções para a crise econômica, não se desespere. Conseguir resolver problemas ou dar boas ideias reflete o ambiente cultural onde o estudante cresce. Faz parte da bagagem cultural a capacidade de tomar decisões e solucionar um problema, quanto mais conhecimento de atualidades o jovem possua, mais fácil fica olhar o contexto e buscar soluções para um determinado problema.

Provavelmente haja um ponto de interrogação na sua cabeça e esteja se questionando como aumentar a sua bagagem, eis que a resposta não é tão complicada e é relacionada com o tempo que você lê ou assiste televisão. Quando se fala em televisão, não é assistir uma filme de terror ou desenhos animados. Para adquirir mais cultura você precisará prestar atenção nos jornais, onde sempre aparecem matérias interessantes e relacionadas às atualidades. Se pensou em assistir um filme, tente buscar diretores que levem para os roteiros assuntos do momento e que sejam relevantes para a prova, documentários são ótimos.





Sabendo um pouco mais sobre o que está acontecendo no mundo ficará mais fácil pensar e chegar a uma solução para determinado problema.

Para fazer a análise crítica de forma correta, alguns passos podem ser seguidos a fim de melhorar a argumentação, são eles: verifique qual a proposta da redação, identifique qual é o assunto tratado no texto (tema principal). A partir destes dois primeiros passos, o estudante estará habilitado a relacionar o conteúdo tratado aos fatos que conhece, aplique todo o conhecimento que possua sobre o tema. Logo após de ter relacionado o texto com os seus conhecimentos, separe as ideias por tópicos, esquematize. Depois de dar estes passos, estará preparado para escrever a sua redação.

Por Melina Menezes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *