Dicas de como manter a concentração nos estudos



  

Um dos graves problemas hoje encontra-se no fato de conseguir se concentrar inteiramente nos estudos e livrar-se de fatores externos. Atualmente, o mundo moderno conectou toda a sociedade à interatividade, o que faz com que o estado de alerta e a distração andem juntos. Não é raro encontrarmos essa dependência tecnológica que faz com que muitas pessoas experimentem a sensação de aflição por não receber ou compartilhar informações.

Com isso, vamos dar algumas dicas importantes para você se livrar desses vilões que têm atrapalhado a sua vida. A princípio, aprenda a baixar o fluxo dos pensamentos a um nível parecido com a meditação. Isso esvazia o cérebro de outras preocupações e assuntos paralelos. Caso haja dificuldades, foque em algum ponto estático. O desafio aqui é livrar-se da imensa gama de pensamentos que causam ansiedade.

Alguns livros e exercícios proporcionam essas habilidades. É o caso daqueles que possuem alto nível de dificuldade, pois fazem com que os alunos se concentrem mais. Tenha em mente que você terá de ter uma rotina de estudos. Nesse momento não misture tarefas. Tome café na hora do café, trabalhe na hora do trabalho, e estude quando tem que estudar.





Além disso, trace metas daquilo que precisa ser estudado diariamente e a cada hora ou hora e meia, faça pequenos intervalos para descansar a mente. Se for preciso, realize uma lista com tudo o que precisa cumprir. Cada vez que concluir uma tarefa, você ganha um ponto, e se o trabalho for grande, dois pontos. Quando chegar a cinco pontos você se dá um presente. Com dez, você se proporciona meia hora de descanso.

Atente-se também para os estudos em grupo, pois podem ser uma boa tática para a apreensão do conteúdo, porém, isso exige regras de como o programa funcionará, para que não se transforme em encontros para fofocas. Se for preciso faça uma lista do que distrai você.

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *