Análise de Sistemas – Profissão em alta no mercado de trabalho



  

O profissional graduado em Análise de Sistemas é considerado um sistematizador de informações e tem uma finalidade objetiva de realizar diversas pesquisas e estudos digitais de processos computacionais visando encontrar o melhor caminho para que todas as informações digitais sejam melhores processadas chegando assim, da melhor maneira possível, ao receptor final.

O profissional tem como base de estudos os diversos sistemas operacionais existentes que vão desde hardwares até softwares. O Analista de Sistema organiza, implanta, e mantém aplicativos em redes de computadores.

O perfil de um profissional Analista de Sistemas é bastante amplo, é necessário que o profissional goste da área digital de sistematização, tenha um raciocínio rápido e lógico com uma capacidade de resolução de problemas, concentração e capacidade permanente de aprendizagem para o desenvolvimento de programas, criatividade para sempre sugerir novos caminhos para a empresa melhorar o seu desempenho, bom senso para analisar situações inéditas que são imprevistas, liderança para administrar a mudança na organização e motivar as pessoas para esta mudança, boa comunicação e senso analítico.





Identificou-se com esse perfil de profissional? Talvez você possa ser um futuro Analista de Sistemas. Para se tornar um profissional da área é preciso se graduar no curso de Sistemas da Informação, Ciências da Computação ou Ciência da Informação, esses cursos têm a duração de quatro anos e as matérias são completamente relacionadas entre si. O mercado de trabalho está sendo conquistado pela área ainda que essas profissões sejam relativamente novas.

A profissão que mais tem ganhado espaço no mercado é a de Sistemas da Informação (SI) cerca de 50% a 75% das vagas para áreas de computação estão no SI. No geral o Analista de Sistemas encontra um mercado forte com atuações bastante cobiçadas como é o caso da gerência de Sistemas de Informação que tem salários que podem chegar a R$ 7.000. É preciso sempre estar em constante aprendizado e não parar de se especializar. 

Por Paulo Victor Bragança



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *