Biblioteconomia – Informações sobre a profissão



  

Muitas pessoas pensam que estudar Biblioteconomia é algo vago, e que a única oportunidade de emprego para os profissionais da área é virar Bibliotecário de alguma instituição de ensino. Mas não; a criação do curso está profundamente ligada à história da leitura e do livro, ao desenvolvimento de novas técnicas de divulgação e principalmente reprodução de conteúdo de informação.

Antes, o profissional de Biblioteconomia era responsável somente pela guarda do acervo de bibliotecas públicas e instituições de ensino privadas, hoje esse profissional pode ser definido de forma mais ampla como mediador entre a população e o conhecimento que é registrado em diversos tipos de materiais, sejam eles eletrônicos ou convencionais de papel. O profissional de Biblioteconomia tem algumas atribuições, como ter planejamento, organização, e estudar a implantação de centros de documentação e acervos tecnológicos, processando documentos variados. O mercado de trabalho está em crescente crescimento para a área, além de trabalhos convencionais em bibliotecas é bastante amplo a procura por serviços em centros de pesquisas, empresas, museus e comércio além de prestação de assessoria e consultoria para grandes editoras e profissionais liberais.

O curso em si, tem a duração de quatro anos e visa ensinar o aluno a exercer domínio sobre os diversos sistemas de informação que incluem bibliotecas e bancos de dados, o curso se consiste de disciplinas variadas que vão de comunicação, história, cultura, realidade brasileira, língua portuguesa e estrangeira até métodos de pesquisa.

As matérias de formação profissional contêm assuntos de informação aplicada, administração de bibliotecas e desenvolvimento de coleções. Devido à grande revolução e crescimento tecnológico e a globalização da tecnologia, é exigido dos profissionais noções de computação, pois profissões arcaicas como arquivista de montanhas de papéis estão em extinção.





O exercício da profissão de Bibliotecário hoje é restrito por lei ao formado em Biblioteconomia, é preciso estar registrado junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia.

Para os interessados em cursar Biblioteconomia, é recomendado uma pesquisa ampla das matérias e do mercado.

Por Paulo Victor Bragança



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *