Dicas de como fazer uma boa Redação



  

Adquirir o hábito de escrever não é tão fácil quanto parece, uma vez que exige do aluno alguns cuidados especiais com a leitura, caligrafia e regras ortográficas. No entanto, é possível alcançar a nota máxima no Enem quando o candidato se atenta a esses fatores. Diante disso, vamos abordar algumas dicas de como escrever melhor, feitas por estudantes de exames anteriores que tiraram notas máximas.

Primeiramente, é importante destacar que dos mais de 5 milhões de textos corrigidos apenas 481 receberam notas máximas. Desta forma, o primeiro fator a ser levado em conta são as normas da língua portuguesa, isto é, ter um bom livro de gramática junto a um bom dicionário durante os estudos. Cabe salientar que não existe fórmula mágica para alcançar uma nota máxima, é necessário que o estudante se adapte à prática de redigir diariamente e estudar o máximo que puder.

Outro fator importante é a prova. O candidato que almeja ser um dos destaques no exame precisa conhecer o exame e verificar os que foram aplicados anteriormente. Isso fará com que você saiba o tipo de prova que está lidando. Em seguida, leia e escreva muito, bem como se mantenha atualizado com o que acontece no mundo, através de jornais, revistas e internet. Isso ajudará na hora de emitir uma opinião ao examinador. A leitura de filosofia também pode ser útil, pois ensinará como os grandes filósofos pensavam.





Diante disso, o estudante precisa tomar bastante cuidado com a linguagem utilizada e evitar gírias, bem como clichês ou ditados populares. Evitar, ainda, expressões como “eu acho” ou “eu acredito”. Conhecer as conjunções da língua portuguesa pode ser um diferencial na hora da prova, pois fará com que o examinando saiba conectar orações e estabelecer relações de sentido.

Por fim, antes de iniciar a prova, coloque no rascunho as principais ideias sobre o tema proposto e redija baseado nelas.

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *