Enem 2014 teve o maior número de inscritos de todas as edições



  

As inscrições para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – terminaram na sexta feira, dia 23 de maio, e segundo os dados INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o número de candidatos foi superior a edição do ano passado.

Nesta edição, 9.519.827 alunos se inscreveram, sendo este o maior número de inscritos desde sua criação. Segundo o INEP, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Alguns candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa inscrição, no valor de R$ 35 até o dia 28 de maio e estão isentos do pagamento os estudantes de escolas públicas e os candidatos que declararam renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

O INEP divulgou ainda que São Paulo foi o estado com mais inscritos, com um total de 1.476.041, logo em seguida vem Minas Gerais com 1.057.521, seguido de Bahia, com 707.835, Rio de Janeiro com 691.789 e Ceará com 596.568, estado em que houve mais inscritos em relação ao número de habitantes.





Vale ressaltar que ainda há um bom tempo até as provas e, assim, os candidatos poderão se preparar melhor para conseguir uma boa pontuação. Com a nota do Enem, os candidatos podem participar do ProUni – Programa Universidade para Todos, em que são oferecidas bolsas de estudo aos estudantes.

Além do Sisu, que oferece vagas nas universidades e demais instituições públicas, e o Sisutec, em que os candidatos podem ingressar gratuitamente em cursos técnicos. Sem contar que a nota do Enem vale como certificação para a conclusão do ensino médio.

Há outras novidades para esta edição do exame: duas instituições de ensino superior de Portugal também irão usar a nota do Enem para o ingresso. Os candidatos podem inclusive usar as notas dos anos de 2012 e 2013 para ingressar na Universidade de Coimbra e Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas. 

Por Robson Quirino de Moraes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *