Saiba mais sobre a profissão de técnico em Transporte Metroferroviário



  

A cada ano que passa surge novas profissões e novos ramos do saber. Diante disso, há uma gama de áreas que o estudante pode seguir. Em muitos casos essa variedade também pode deixá-lo em dúvida. Desta forma, vamos abordar neste artigo a profissão de Técnico em Transporte Metroferroviário, na qual o profissional atua na coordenação da circulação de veículos metroferroviários.

Durante a formação o profissional estuda temas como: fundamentos da operação, dinâmica e sinalização metroferroviária, centro de controle operacional, pátios e terminais, gestão e logística. Disciplinas essas que farão todo o diferencial após a formação.

Após concluir o curso o técnico poderá controlar e programar os horários de circulação de trens. Administrar e controlar as atividades de pátios e terminais. Operar equipamentos e sistemas de sinalização, telecomunicações e bordo utilizados nos sistemas metroferroviários.

Manobrar equipamentos e veículos metroferroviários. Atuar nos centros de controle. Prestar serviços de apoio ao usuário e supervisionar a equipe de trabalho. No entanto, durante a jornada laboral o técnico também preencher relatórios, planilhas, documentos de despacho, diário operacional e boletins de ocorrência, além de coordenar e orientar equipes de profissionais envolvidos com a operação.





É um trabalho bastante inovador e que fornece diversas possibilidades de atuação, como é o caso de: Instituições públicas e privadas do sistema metroferroviário; concessionárias; órgãos de controle e regulação; empresas de projeto, operação ou consultoria no setor metroferroviário.

Como vimos, é uma profissão bastante dinâmica que oferece vários setores para exercer o trabalho. Para fazer o curso, que tem duração de um ano e meio é necessário passar por um processo seletivo.

Os aprovados já entrarão em contato com a parte prática logo no início, pois terão de realizar estágio, além de fazer um trabalho de conclusão de curso. Ao final, os estudantes terão grandes chances de conseguir um bom emprego, uma vez que o mercado necessita desses profissionais. 

Por Luciana Viturino



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *