Fazer ou não fazer especialização após terminar a faculdade



  

Hoje em dia o que mais encontramos são pessoas recém-formadas já pensando em uma pós, especialização ou mestrado. Mas você sabe qual é a diferença de uma especialização e de uma pós, por exemplo?

O primeiro diz respeito a adquirir mais conhecimento sobre uma área determinada em que você já atua ou quer atuar. O segundo, vale mais para aqueles profissionais que se graduaram e que estão em busca de uma atuação mais específica. 

Mas, qual a melhor hora para iniciarmos tudo isso? Será que existe um momento especial para tomarmos uma iniciativa? Será que precisamos estar preparados para tal responsabilidade? Se esse é o seu momento atual, confira abaixo algumas dicas simples que podem te ajudar a refletir sobre o assunto.

Atualmente o mercado anda muito exigente mesmo, mas isso não quer dizer que você precisa abrir mão de você mesmo. Não invista em nada sem antes ter a absoluta certeza.

Antes de mais nada, o primeiro passo é adquirir experiência na profissão que você já escolheu. Estar tranquilo e satisfeito com a demanda da sua profissão atual fará com que você fique mais seguro quanto ao futuro dela, e consequentemente poder realizar seu curso tranquilamente. Por isso, não tenha pressa. 
Terminar a graduação, não significa que você deve obrigatoriamente se sujeitar a um outro curso sem saber a situação do mercado que você escolheu. Prefira adquirir experiência na profissão.





Se mesmo assim você optar por continuar seus estudos em sua carreira, prefira algo que esteja mais alinhado com a sua área no mercado. E, se não for o que você goste, repense essa questão, pois estabilidade normalmente envolve outros aspectos também. 

Um curso de pós-graduação ou mestrado normalmente precisa estar dentro daquilo que você já possui um certo conhecimento. Se você já possuir conhecimento e já atuar na área, basta se informar a respeito, assim você terá todo apoio necessário durante seu curso de especialização. 

Não invista apenas no diploma. Entregue-se de corpo e alma. Faça valer a pena. O mercado abre as portas para pessoas que são criativas e que exercem sua profissão com entusiasmo, e não para aquelas pessoas que não se atualizam. 

Por Daniela Almeida da Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *