Enem 2014 – Inscrições e provas



  

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das avaliações que os estudantes fazem e tem a oportunidade de ingressar na faculdade. As provas já estão marcadas e ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro. Todavia, os candidatos que irão participar do exame precisam ficar atentos para não perderem o prazo das inscrições, uma vez que se inicia no dia 12 de maio e encerrará na data provável de 26 de maio, conforme horário oficial de Brasília/DF.

Entretanto, antes de iniciar a inscrição, é importante que o candidato leia todo o edital que estabelece regras e prazos, e detalha os passos que precisam ser seguidos em cada um dos procedimentos, a partir das inscrições até o resultado final. Sendo assim, o estudante precisa efetuar a inscrição através da internet, pela página oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O site ficará disponível durante todo o prazo de inscrição.

Para conseguir efetuá-la o candidato precisa informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), bem como o documento de identidade (RG). Quem ainda não os possui precisa providenciá-los com urgência e, além disso, informar o endereço de e-mail válido; indicar eventual necessidade de atendimento especial durante as provas. Indicar também o possível objetivo de se obter o certificado do ensino médio com a nota do Enem 2014; caso não possua condições financeiras de pagar a taxa de inscrição, deverá preencher a declaração de carência a fim de conseguir isenção da taxa de inscrição. Essa hipótese é reservada para aquelas pessoas de baixa renda.





Por fim, preencher o questionário socioeconômico e escolher o município de preferência de realização da prova. Os concluintes do ensino médio da rede pública ou os bolsistas integrais de escolas particulares estão isentos automaticamente dessa taxa.

A concorrência no exame está cada vez mais acirrada e, como faltam seis meses para a prova, é muito importante que o candidato inicie a preparação o quanto antes. 

Por Luciana Viturino



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *