Universidade de Coimbra usará nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros



  

A Universidade de Coimbra informou recentemente que adotará o sistema de seleção de alunos por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, pela primeira vez em sua história.

De acordo com as informações divulgadas pela instituição de ensino, uma das mais tradicionais de origem portuguesa, os estudantes de nacionalidade brasileira que quiserem fazer toda a graduação na universidade portuguesa poderão usar as notas que foram conseguidas nos exames realizados nos anos de 2011, 2012 e 2013 para a candidatura. As informações foram divulgadas por meio da página oficial da Universidade.

Entretanto, vale ressaltar uma informação importante em relação ao tema. As notas, por exemplo, obtidas no Enem terão pesos diferentes de acordo com o curso escolhido pelo aluno. Vale lembrar que a instituição oferece aos universitários cursos de Direito, Biologia e Economia entre outros. De acordo com o site as mensalidades poderão chegar ao valor de R$ 2.168, algo em torno dos 700 euros.

Joaquim Ramos de Carvalho, o segundo vice-reitor da Universidade de Coimbra, destaca o fato de que o Exame Nacional do Ensino Médio tem um alto grau de qualidade e a medida adotada pela Universidade poderá contribuir para  tornar mais prática a mobilidade de estudantes brasileiros.  Ainda segundo Ramos o Enem já de muito tempo é o principal acesso a boas universidades do Brasil e que por meio das avaliações feitas também serviria para o ingresso de estudantes na Universidade de Coimbra.

De acordo com MEC nenhuma outra universidade estrangeira faz uso das notas do Enem para a seleção de seus futuros alunos.





A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290. No ano de 2013 foi considerada pela Unesco como Patrimônio Mundial. Mesmo com tanta tradição a Universidade ficou no posto de número 385 do ranking internacional QS World de 2012. Abaixo inclusive da Universidade de São Paulo.

Na atualidade cerca de 2.059 alunos brasileiros estudam na Universidade de Coimbra. No final do ano passado algumas denúncias em relação à Universidade começaram a surgir por parte de brasileiros que denunciaram entre outras coisas casos de xenofobia e discriminação.

Neste ano o Enem deverá acontecer entre os dias 8 e 9 de novembro.

Por Denisson Soares



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *