Dicas de Como Fazer uma Boa Redação no Vestibular



  

Processos seletivos de vestibulares ou concursos costumam contar com provas para a qualificação do candidato. Essas provas possuem em sua maioria uma parte de matemática, língua portuguesa, conhecimentos gerais e redação.

Muitas pessoas têm grandes dúvidas na hora de desenvolver uma boa dissertação de acordo com o tema proposto pela prova em que estão fazendo. Acompanhe aqui algumas dicas de como escrever uma boa redação e tirar bom proveito de suas palavras escritas para ir bem em um processo seletivo.

O que é uma dissertação?

O candidato deve manter em mente que o texto exigido nessas provas, em sua maioria, é uma dissertação. Uma dissertação é um texto constituído de argumentos convincentes que procuram comprovar uma tese baseada nas opiniões do autor deste texto.

Etapas da dissertação:

É constituída por três etapas: apresentação, desenvolvimento e conclusão.

Apresentação:





Nesta etapa é onde o autor esclarecerá a tese, ou seja, o que pretende desenvolver no texto de acordo com o tema proposto. É aproveitado o primeiro parágrafo para a desenvoltura dessa “explicação” inicial, que guiará o leitor do texto para o assunto que será tratado.

Desenvolvimento:

No desenvolvimento são aproveitados cerca de 2 parágrafos, para que o autor desenvolva seu texto. O autor irá utilizar de argumentos que comprovem suas opiniões sobre o tema, podendo utilizar de fatos, dados, citações e também opinião própria, tudo para constituir argumentos plausíveis e convincentes.

Conclusão:

É apresentada no parágrafo final. Nela é feito o resumo das ideias apresentadas durante todo o texto. É possível que o candidato apresente uma solução para o problema discutido na dissertação, porém, não é obrigatório.

Lembre-se que dissertações não são textos longos. Embora exprimam a opinião do autor do texto, devem ser escritas de forma culta, evitando gírias ou coisas do gênero. Não costumam passar de uma folha, logo, deve-se ser objetivo e simples, apresentando seus argumentos de maneira eficiente para que sejam entendidos. Seguindo essas dicas, você poderá fazer uma boa dissertação.

Por Luiz Guilherme Feliciano Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *