Vestibular UFSC 2015 – Lista de Livros Exigidos



  

Foi divulgada na última semana a lista de livros que serão cobrados no Vestibular 2015 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No novo processo seletivo de verão da UFSC não foram solicitados nenhum dos livros listados para o ano próximo. Do total de livros pedidos, quatro podem ser encontrados na modalidade online. Um dos livros, “Juiz de Paz na Roça”, pode ser baixado mediante a página Dominio Público. Já o livro “O Fantástico na Ilha de Santa Catarina” pode ser visualizado no endereço eletrônico da própria editora.

Ainda não se sabe muitas informações acerca do processo de 2015.

O vestibular de verão de 2014 teve 30 mil candidatos inscritos e estavam sendo oferecidas 6,5 mil vagas.

Segue a lista de oito livros selecionados pela instituição de educação superior pública:

  • “Várias Histórias”, de Machado de Assis. Este livro está disponibilizado para visualização online no site www.literaturabrasileira.ufsc.br.
  • “Juiz de Paz na Roça”, de Martins Pena. O livro pode ser baixado em arquivo PDF através do site www.dominiopublico.gov.br.
  • “O que é isso Companheiro?”, de Fernando Gabeira.
  • “O Fantástico na Ilha de Santa Catarina”, de autoria de Franklin Cascaes. O livro está disponível no acervo da UFSC, na coleção repertório 2012 ou na edição antiga de volumes 1 e 2.
  • “Relato de um Certo Oriente”, escrito por Milton Hatoum.
  • “Agosto”, de Rubem Fonseca.
  • “Cronistas do Descobrimento”, de autoria de Antônio Olivieri e Marco Villa.
  • “Melhores Poemas”, de João Cabral de Melo Neto.




A instituição recomenda que seja feita a leitura integral das obras, evitando recorrer aos resumos.

Para fins de avaliação haverá questões exigindo a interpretação dos textos, também serão solicitados aspectos da gramática da língua portuguesa.

Além da interpretação de texto e questões relativas ao conteúdo dos livros, serão cobrados também aspectos sobre o contexto social, histórico, cultural e estético em que o livro foi escrito. Sendo assim, o estudante deverá investigar e entender a realidade social da época.

Por Melina Menezes.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *