Aluno de 14 Anos é Aprovado no Vestibular da UFC 2014



  

Passar em Medicina para muitos estudantes sempre foi uma luta de mais de dois anos de estudo, mas Francisco Rodrigues de Castro Júnior, um cearense de apenas 14 anos, conseguiu garantir sua vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC) logo na primeira tentativa.

O estudante do 2º ano do ensino médio prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela primeira vez e conseguiu a média de 791,2 pontos. Além de Medicina, o aluno passou em primeiro lugar no curso de Química da Universidade Estadual do Ceará (Uece). “Fiz despretensiosamente. Não imaginava que teria essa pontuação”, conta Francisco.

Em 2013, o vestibulando estudou em uma turma olímpica voltada para o Enem, mas já se preparava para os vestibulares durante o 1º ano do ensino médio, quando estudou em uma turma preparatória para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Porém, vem de cedo a sua proximidade com os estudos. Filho de professora, Francisco aprendeu a ler com menos de quatro anos de idade e hoje é fascinado por literatura de ficção fantasiosa. Nas horas vagas, Francisco gosta de ler artigos científicos na internet. “Gosto muito dessa parte de pesquisas, quero conseguir conciliar a pesquisa (na Medicina) com a parte clínica”, afirma o garoto.





Francisco montou seus métodos de estudo e afirma que não costumava estudar em casa. “Sou muito inquieto, não consigo sentar e parar para estudar”, diz ele. Por isso, além de aproveitar as aulas na escola, costumava frequentar a biblioteca para realizar seus estudos.

A família do estudante já fez o pedido de parecer que isenta o aluno de terminar o ensino médio. Esse documento é dado pelo Conselho Estadual de Educação. Para ser aprovado, o aluno necessita realizar uma avaliação na escola onde estuda, a fim de conseguir o avanço de série e o certificado de conclusão do ensino médio, que é exigido na matrícula do curso.

Por Mariany Bittencourt



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *