Sisu 2014 – Último Dia de Inscrição



  

Finalizam hoje, às 23:59 (horário de Brasília), a primeira rodada das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU). A novidade nesse ano, que é de grande importância para os candidatos, é um sistema onde são apresentadas todas as notas de corte, dessa forma, não é necessário esperar até duas horas da manhã para saber o resultado do desempenho médio do dia. Para ter uma ideia da concorrência, o curso de medicina da UFPA, que no primeiro dia do corte obteve a maior pontuação do país (chegando a 869,15), nessa última atualização teve sua concorrência aumentada e a nota mínima que é necessária para conseguir uma vaga é de 869,95. A tabela completa pode ser acessada no site www.enemsimples.info.

Durante a inscrição, o candidato deve ficar atento à diferença da sua nota final. Como cada curso exige um peso para disciplinas específicas, é comum uma diferença de nota do mesmo aluno entre dois cursos. Por exemplo, se um aluno optar por Publicidade e Engenharia e sua nota em português for nove e em matemática seis, certamente a nota final será diferente entre os dois cursos, visto que o peso de matemática em Engenharia é mais elevado do que em Publicidade. Ainda ocorre diferença na nota se o candidato optar pelo sistema de cotas, ocorrendo um acréscimo na pontuação.

O sistema de cotas possui 50% das suas vagas nessa modalidade e sua distribuição é criteriosa. Dos estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, a metade é destinada para estudantes com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio, segundo o site do Sisu. Outro tipo de cota é o declarante de cor ou raça, neste caso a sua comprovação é baseada apenas na autodeclaração.





Os alunos que não conseguiram pontuação para ingressar em nenhuma instituição, podem se inscrever na lista de espera no período de 27/01 a 13/02. Ressaltando que a primeira rodada de inscrições se encerra hoje (10), porém, ainda no mês de Janeiro outra rodada terá início com as vagas remanescentes. 

Por Deise Gomes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *