Vestibular 2014 – Inscrição, Calendário e Informações



  

Praticamente não existe mês no calendário que não tenha alguma inscrição para Vestibular 2014 em certa localidade do Brasil. Nesta matéria vamos trazer para você  os dez maiores vestibulares que abrem inscrições em 2014.

O maior vestibular do Brasil é o da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que faz a seleção de candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Só neste ano de 2013 foram 174 mil inscritos no certame da Fuvest, um recorde que foi batido pela instituição. Na segunda colocação está a Universidade Estadual Paulista, com mais de 70 mil inscritos no seu vestibular.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aparece na terceira colocação com quase 75 mil inscritos no certame da instituição. A quarta colocação fica com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com quase 70 mil inscritos. As únicas instituições fora do eixo Rio-São Paulo que aparecem no top 10 são a Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG, a Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e a Universidade Federal do Ceará-UFC.

Assista a um vídeo sobre os Vestibulares 2014

Relação dos principais Vestibulares 2014

Fuvest

Para o ano de 2014, o Vestibular da Fuvest contou com um número recorde de 172.001 candidatos que fizeram a inscrição. O último recorde era de 2006, com 170.474 inscritos.

As inscrições para este vestibular da Fuvest foram encerradas no dia 09 de novembro. Serão disputadas um total de 11.057 vagas para os cursos da USP e 100 vagas para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Da totalidade dos inscritos, 65.224 são oriundos de escolas públicas e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas na inscrição, assim poderão concorrer ao bônus de 5% na nota.

A primeira fase das provas acontecerá no dia 24 de novembro, com 90 questões de português, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês e algumas questões interdisciplinares.

Os aprovados para a segunda fase, devem fazer as provas nos dias 05, 06 e 07 de janeiro de 2014.

Mais informações sobre o Vestibular, acesse o site da Fuvest – www.fuvest.br.

Unesp – Universidade Estadual Paulista

Para o vestibular 2013 a Universidade Estadual Paulista encerrou as suas inscrições no mês de outubro. O certame contará com duas fases. A primeira fase será em 17 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha, em 32 cidades paulistas e em Brasília (DF), Dourados (MS), Três Lagoas (MS) e Uberlândia (MG).

A segunda fase será aplicada nas mesmas cidades, entre 15 e 16 de dezembro, com questões dissertativas. O resultado final deste certame será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014. Neste ano, do total de 7.259 vagas, 1.134 serão reservadas para pessoas oriundas do ensino público.

Acesse o site da Unesp para obter mais detalhes sobre o seu Vestibular – www.unesp.br

UFRJ – Federal do Rio de Janeiro

Neste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a instituição confirmou que o seu processo seletivo de 2014 terá apenas uma fase, que se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizado no mês passado.

Para alguns cursos como arquitetura e urbanismo, artes cênicas, entre outros, é necessário que o candidato faça o Teste de Habilidades Específicas (THE). As inscrições para este teste foram encerradas em setembro e foram feitas de maneira gratuita.

Os candidatos que foram considerados aptos pelo THE nos anos de 2011 a 2013, estão isentos de realizar este ano o teste de habilidade específica da UFRJ. As provas do THE foram aplicadas nos dias 18 de outubro e 10 de novembro.

Acesse o site da UFRJ para ter mais detalhes do vestibular – http://www.vestibular.ufrj.br/.

UERJ – Estadual do Rio de Janeiro

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro realiza dois exames de qualificação para aqueles que pretendem fazer o Vestibular da instituição. Aqueles que se tornaram aprovados em um dos dois exames de qualificação, podem fazer a inscrição para a o exame discursivo da instituição.

O exame discursivo teve a sua inscrição encerrada no dia 02 de outubro. Esta será a fase final do Vestibular 2014. São 5.601 vagas para a UERJ, além selecionar candidatos para o Centro Universitário de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar, e no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

As provas acontecerão no dia 01 de dezembro, entre as 09 horas até às 14 horas, com exame discursivo de língua portuguesa e redação, e duas provas específicas, de acordo com seu curso escolhido.

O resultado final será divulgado no dia 27 de janeiro de 2014.

Acesse o site da UERJ e confira mais detalhes do Vestibular – http://www.vestibular.uerj.br.

UFMG – Federal de Minas Gerais





Sempre com mais de 60 mil inscritos em seu Vestibular, a Universidade Federal de Minas Gerais também apresenta o seu certame para 2014.

Como outros grandes vestibulares, a UFMG também utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SISU), os candidatos as vagas para os cursos de graduação devem ser avaliados pelas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em setembro terminaram as inscrições para os candidatos dos cursos de artes visuais, cinema de animação e artes digitais, conservação e restauração de bens móveis, dança, design, design de moda, música e teatro, que terão que fazer a segunda etapa do Vestibular da UFMG 2014.

Neste caso, eles também devem fazer o Enem, e o teste de habilidades específicas, que serão aplicados nos dias 13 a 15 de janeiro de 2014.

Acesse o site da UFMG para mais informações – https://www.ufmg.br.

Unicamp – Universidade de Campinas

A Universidade Estadual de Campinas é o sexto maior entre os vestibulares de todo o Brasil. O certame contou este ano com um número recorde de inscritos, com 73,8 mil candidatos para 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp e graduações da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

Nesta primeira fase, as provas serão aplicadas nas seguintes cidades –

Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi Guaçu (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto(SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Sumaré (SP).

A primeira fase conta com provas de redação e a parte de conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. A segunda fase será realizada em três dias consecutivos, com todas as provas sendo de natureza discursiva.

 O primeiro dia com língua portuguesa e literaturas e prova de matemática. O segundo dia com prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa. O terceiro dia conta com prova de ciências da natureza.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 20 de dezembro.

Acesse o site da Unicamp para mais informações do Vestibular – http://www.comvest.unicamp.br/.

UFF – Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense é a sétima colocada entre o top 10 vestibulares do Brasil. Neste ano, a instituição passou a selecionar os seus estudantes por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com isso, 100% das vagas da UFF serão preenchidas pelo SiSu).

Hoje, a UFF é composta por 16 institutos, 11 faculdades, 06 escolas, 01 colégio de aplicação e 04 polos universitários. A instituição conta atualmente com 66 cursos de graduação.

Acesse o site da UFF para ter mais detalhes do Vestibular – http://www.prograd.uff.br.

Unirio

A Unirio é o oitavo maior vestibular do Brasil. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A universidade utiliza o sistema de Seleção Unificada (SiSu) para aqueles que pretendem ingressar nos cursos da Unirio.

Com isso, os interessados deverão, obrigatoriamente, fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para que, com essa nota, tenha a chance de ser um egresso na instituição. Atualmente, a Unirio conta com 21 cursos de graduação e 09 de pós-graduação.

Alguns cursos, como os de Artes, exigem a realização do Enem e do Teste de Habilidade Específica (THE).

Acesse o site da Unirio e confira mais detalhes do Vestibular – http://www.unirio.br/.

UFPE – Federal de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco é o nono maior vestibular do Brasil. As inscrições para o Vestibular da UFPE 2014 terminaram no início deste mês de novembro. No total, são oferecidas 4.897 vagas para a livre concorrência e 1.710 para o sistema de cotas.

A primeira fase do Vestibular da UFPE, corresponde a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas da segunda fase serão aplicadas nos dias 08 e 09 de dezembro. O resultado final do exame será conhecido no dia 24 de janeiro de 2014. A UFPE conta com mais de 90 cursos de graduação, sendo a maioria em Recife.

Confira mais informações sobre o Vestibular da UFPE no site – http://www.ufpe.br.

UFC – Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará conta com o 10° maior vestibular do Brasil. A instituição conta com mais de 30 cursos de graduação para o certame de 2014. O meio escolhido para selecionar os estudantes, como boa parte dos Vestibulares citados aqui, é o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Com base nos resultados do Enem, que teve provas aplicadas outubro, os candidatos serão selecionados. Os aprovados nas provas do Enem terão o ano letivo iniciado na UFC, em fevereiro de 2013.

A instituição conta com campi nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Acesse o site da UFC e confira mais detalhes sobre o Vestibular – www.ufc.br.

vestibular-2014-inscricao



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *