Licenciatura e Bacharelado. – Qual a diferença?



  

 A Licenciatura e o Bacharelado são duas modalidades da Graduação.  Muitos alunos vão prestar vestibulares e ENEM, mas não sabem do que se tratam essas duas palavras. Por isso, senti a necessidade de escrever esse texto para que esclarecesse essa dúvida.  

Diferente do que muitas pessoas pensam tanto o Bacharelado, quanto a Licenciatura dura em média quatro anos cada uma das modalidades. As duas fornecem diploma.  De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o bacharelado é a modalidade que diploma o indivíduo em determinado campo do saber. A Licenciatura habilita o indivíduo a lecionar.

Trocando em miúdos, o Bacharel é capacitado a exercer o exercício de uma atividade ou profissão, pode se tornar também um pesquisador. Já o licenciado, como o próprio nome diz, obtém licença (permissão) para ensinar.   

Vou dar um exemplo para que possam entender melhor, se alguém que se graduou em Bacharelado em Engenharia Civil, ele não poderá ensinar na Educação Básica, mas pode muito bem fazer mestrado e/ou doutorado e lecionar nas instituições de ensino superior.   





Vale ressaltar que nos cursos de Licenciatura, além das disciplinas específicas da área, são focadas as disciplinas de educação e pedagógicas, por isso a permissão para lecionar na Educação Básica e caso deseje, também no ensino superior.  

Em minha opinião, a Licenciatura é mais completa, porém no Brasil o profissional da área ainda não tem sido reconhecido da maneira devida. Por fim, a escolha é sua. Você agora já deve saber o que irá fazer.

Por Lidiane Freitas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *