Vestibular 2014 – Como escolher o curso certo?



  

Ao final do ensimo médio, todo estudante se depara com uma árdua escolha, escolher uma profissão.Não é fácil se escolher uma carreira antes dos vinte anos de idade, quando chegou minha vez, passei a analisar diversas possibilidades. Pensei em história, filosofia, jornalismo, publicidade, ciência da computação, dentre muitas outras coisas.

Ao final, eu acabei optando por direito, posso dizer que acertei na mosca. Pois bem, o primeiro passo para se escolhar o curso adequado, é observar em quais matérias da escola você tem mais facilidade.

No meu caso, eu não me dava bem com exatas e biológicas, no entanto, sempre me destaca em ciências humanas. Esse foi o meu ponto de partida, pois assim exclui diversos cursos da minha lista. O segundo passo foi analisar as possibilidades que cada profissão me oferecia,isto é, o que eu poderia fazer depois de concluído o curso superior. Nessa fase, eu eliminei quase todas opções, pois descobri que, embora tenha apreço por muitos cursos superiores, eu não me imaginava atuando nas carreiras que elas proporcionavam.





Enfim, agora é a hora de você conversar com pessoas que cursam o curso desejado, bem como profissionais já formados. Perceba que eu utilizei o termo no plural, o que significa que você não deve conversar com uma única pessoa, mas sim com várias pessoas. Lembre-se que sempre terão pessoas que estão infelizes em todas as áreas, logo, estas com certeza vão te desestimular, da mesma forma que as pessoas que se deram bem vão te estimular, portanto, é importante avaliar os dois lados.

Por Renan Valmeida do Nascimento



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *