Direito – Mercado de trabalho, Áreas de atuação



  

O curso de Direito é, sem dúvida alguma, um dos mais promissores em termos de opções de trabalho. É extenso o campo de atuação deste profissional, que pode, além de advogar, escolher uma carreira jurídica ou ainda, lecionar. Dependendo da escolha feita pelo Bacharel em Direito, este terá que, primeiramente, ser aprovado no exame da OAB, para somente após o credenciamento, estar apto para a atuação, como é o caso do advogado.

O advogado é o profissional que atua na solução e mediação de conflitos entre particulares, empresas, instituições, aplicando a legislação atinente a cada situação, objetivando sempre a prevalência da Justiça. São inúmeras as áreas para atuação deste profissional: cível, penal, ambiental, tributário, enfim, cada vez mais surgem novas subdivisões das especializações, sendo que algumas delas estão cada vez mais em alta, como é o caso da advocacia previdenciária e da ambiental.  

Para quem pretende seguir uma Carreira Jurídica, o grande alvo são os concursos públicos, que garantem excelentes salários e estabilidade, como é o caso dos Promotores, Procuradores, Defensores Públicos, Magistrados, entre outros. 





Independente do rumo que o bacharel pretende dar para a sua carreira, é importante saber que o estudo é questão de ordem para estes profissionais, já que a legislação e jurisprudência são atualizadas a cada dia.

Também merece ser destacada a grande concorrência nesta área. A cada dia se formam mais profissionais e para se destacar entre tantos é necessário fazer a diferença. Já a grande vantagem é a contraprestação financeira, que pode ser bastante elevada e ainda, a possibilidade de flexibilidade de horários, especialmente no caso de o profissional optar pela advocacia.

Por Leni do Vale



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *