UNICAMP lança Novo Portal com Vídeo-Aulas Gratuitas




Nesta semana, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) lançou seu novo Portal e-Unicamp, que contém vídeo-aulas para serem assistidas gratuitamente pelos internautas.

O site www.ggte.unicamp.br divide seu conteúdo em quatro áreas principais: EXATAS, CIÊNCIAS HUMANAS, ARTES e BIOLÓGICAS. Embora ainda possua um material limitado, o site já é um grande passo por parte da universidade para distribuir seu conteúdo a todos que não conseguiram ingressar em seus cursos.


A distribuição de conteúdo livremente em portais da internet foi evidenciada por Salman Khan, importante educador americano que criou a Academia Khan, onde ele cria vídeos para ensinar matérias da escola. Essa é uma tendência das maiores universidades do mundo, como por exemplo, Harvard, MIT, Yale e Stanford, que possuem cursos hospedados em sites como Coursera, EDX e Academic Earth. Nos sites é possível assistir aulas, responder exercícios e até trocar informações com “colegas de classe”.

Alguns especialistas comparam essas iniciativas com a impressão de Gutenberg, considerada a invenção mais importante da era moderna, que possibilitou a disseminação da aprendizagem em massa. Isso porque cada pessoa que possua um celular, um notebook, um computador ou um tablet, pode usufruir desses benefícios. Vivemos o verdadeiro tempo de democratização do ensino utilizando a tecnologia!

Por BCC




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *