O desafio de encarar o Ensino Médio



  

Todo adolescente já sentiu um frio na barriga em imaginar como seria o Ensino Médio. Essa fase indica que estamos cada vez mais próximos de decidir o nosso futuro, encarar o temido vestibular e entrar na universidade.

Sair do ensino fundamental é começar a sentir responsabilidade, mas não deve ser uma fase de pressões. O aluno deve sentir tranqüilidade para encarar essa nova etapa e escolher com calma a profissão que irá seguir afinal, quem está entrando no ensino médio tem três anos para decidir, mas não vale deixar para a última hora.

Durante o Ensino Fundamental, o aluno recebe uma formação básica nas diferentes áreas do conhecimento. Já ao ingressar no Ensino Médio, o estudante se depara com um aumento do volume de conteúdos e a troca de professores.

Na formação básica, os objetivos do Ensino Fundamental estão voltados para a exigência de domínio da leitura, escrita, compreensão ambiental e social, das artes e demais aspectos que fundamentam a sociedade.

De uma forma diferente, o Ensino Médio tem como finalidade o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética e de seu pensamento crítico. Desta forma essa nova fase se torna uma preparação para o mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos





Nessa nova etapa o trabalho da escola juntamente com a família, que são os núcleos de apoio do estudante e de formação da sociedade, devem orientar e buscar o diálogo.

Pais e professores devem ajudar na condução deste desafio, tornando essa transição um processo calmo para que o aluno sinta segurança no momento de suas escolhas e não tenha medo de expor suas dúvidas.

Esta fase deve ser encarada como um mundo de descobertas, que deve ser explorado com entusiasmo para que as próximas etapas da vida acadêmica sejam encaradas de forma natural. 

Por Dayane Garcia



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *