SISU 2012-2º pode ser cancelado por determinação do MPF-CE



  

Foi apresentada na segunda-feira (25/06) a lista de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação (MEC). O processo de seleção contava com 30.548 vagas em 56 universidades públicas (federais e estaduais) de todo o país. Mas, assim que o resultado foi divulgado, o Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) pediu o cancelamento do SISU 2012/2º, alegando que alguns estudantes estão sendo beneficiados com a abertura de inscrições no SISU duas vezes por ano.

Primeiramente, o resultado foi divulgado. Os alunos classificados nas universidades conseguiram a vaga de acordo com o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011. O SISU também informou que o período de matrículas inicia-se no dia 29 de junho e continuará sendo realizado até 9 de julho. Depois desta primeira etapa, uma segunda chamada será realizada, no dia 13 de julho, com matrículas entre 17 e 18 de julho. Quem não for convocado em nenhuma das duas etapas pode se inscrever na lista de espera entre os dias 13 e 19 de julho, com possibilidade de convocação a partir do dia 24 do mesmo mês.

No entanto, este cronograma pode ser totalmente alterado a pedido do MPF. Tudo porque o procurador da República, Oscar Costa Filho, entrou com uma ação pedindo a anulação da classificação, alegando que os candidatos que já estavam inscritos no SISU estão sendo prejudicados e que a abertura de um segundo processo de seleção no mesmo ano favorece a comercialização de vagas nas universidades.





De acordo com o procurador, os inscritos no primeiro processo de seleção do SISU deveriam ser os ocupantes das vagas do segundo semestre, obedecendo-se à ordem de classificação já estabelecida anteriormente.

O resultado do processo de seleção do SISU pode ser conferida através do site do MEC.

Por Matheus Camargo



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *