MEC anuncia a Criação de Novas Vagas nos Cursos de Medicina



  

Na quarta-feira (dia 06 de junho), o Ministro da Educação Aloizio Mercadante, no programa de rádio "Hora da Educação", anunciou que serão abertas 2.415 vagas para os Cursos de Medicina no país. Tal proposta irá proporcionar um aumento de 15% nas vagas oferecidas atualmente. Segundo o portal do MEC, a maior quantidade de vagas se agrupará na região Nordeste do país, onde segundo o site há carência da oferta desse curso.

Atualmente, a região Nordeste conta com 415 vagas, após a portaria de autorização passará a contar com 775 vagas. Já a região Norte, que atualmente conta com 210 vagas, passará a ter 310 vagas. Por fim, a região Centro-Oeste terá mais 160 vagas, totalizando 270.

Segundo o portal G1, tal ação nas regiões citadas acima provém da escassez de profissionais nessas regiões.





Segundo site do MEC, o Brasil está em defasagem em relação à quantidade de médicos, sendo 1,8 médico para cada mil brasileiros, enquanto que em alguns países europeus, como por exemplo em Portugal, a média é de 3,6 médicos para cada mil habitantes. A meta brasileira é atingir a marca de 2,5 médicos para cada mil habitantes até 2020.

Das vagas autorizadas, a maioria será para as universidades federais, sendo somente 800 para as particulares.

Por Thiago José Fernandes



Compartilhar:

1 comentário em “MEC anuncia a Criação de Novas Vagas nos Cursos de Medicina

  • Fico horrorizada com a realidade da Educação em nosso país, as Universdades Federais em greve há quase um mês e o Governo não se “move”, ao invés de regularizar a situação atual, enxergangando a situação dos docentes, publicam que abrirão (sabe-se lá Deus quando efetivamente o farão) vagas para o curso de medicina que já deveriam ter feito há anos, afinal a saúde na região norte, nordeste e centro-oeste do país esta em estado de calamidade…

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *