Redação no Vestibular – Dicas e Principais Erros



  

Uma das provas que muitas vezes causam medo nos candidatos de vestibulares em todo o país diz respeito à redação. Isto ocorre pela necessidade de um pensamento claro do estudante para que seja criado um texto conciso e coerente, exigência esta que pode ser um problema.

As bancas examinadoras de vestibular, neste tipo de avaliação, consideram a qualidade do texto, bem como o atendimento do mesmo aos requisitos solicitados na prova de redação.

Por isso, de forma generalizada, é sugerido pela maioria dos professores que os alunos iniciem a prova pela redação, analisando o tema e fazendo o rascunho. Depois desta primeira versão, é preciso fazer as questões de Português e depois retornar para realizar a versão final da redação, que estará mais concisa e adequada às propostas da banca.





Para evitar que neste processo de confecção do texto surjam problemas fatais para a aprovação, os estudiosos deste assunto indicam que os principais erros relacionados à redação são: Fuga do Tema, Erro do Gênero do Texto (exemplo: fazer uma narração ao invés de uma dissertação), Apresentar Argumentos Frágeis, Texto sem Coesão e Coerência, Usar Gírias, além de Cometer Erros Gramaticais ou de Concordância.

Deste modo, para evitar a ocorrência destes erros, é preciso um estudo aprofundado das regras gramaticais e de produção de textos. Além disso, também é necessário treinar muito antes da prova para verificar como esta a elaboração das redações pelo candidato.

Por Ana Camila Neves Morais



FacebookTwitterGoogle+LinkedInWhatsApp

8 comentários em “Redação no Vestibular – Dicas e Principais Erros

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *