UFRJ ganha Certificação em CUDA da NVIDIA



  

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acaba de receber da NVIDIA os títulos de CUDA Research e CUDA Teaching Center. A instituição de ensino é a primeira do Brasil a receber os títulos simultaneamente.

Com o novo título os estudantes da universidade podem desenhar utilizando a tecnologia de Unidade de Processamento Gráfico (GPU, sigla em inglês) desenvolvida pela NVIDIA.

O professor responsável pelos projetos de CUDA da UFRJ, Ricardo Farias, afirma que teve seu primeiro contato em 2002 e desde então procura trabalhar isso com seus estudantes.





Um dos projetos de pesquisa da universidade, que utiliza a tecnologia de processamento de dados CUDA, já foi agraciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com bolsas de incentivo. O projeto procura aperfeiçoar as aplicações radioativas no combate ao câncer.

Arnaldo Tavares, gerente da linha de vendas Tesla da NVIDIA para o Brasil e Cone Sul, destaca que a empresa está procurando ampliar o uso dessas tecnologias no Brasil, pois considera que há um vasto campo.

Apenas no primeiro semestre de 2011, mais de 20 centros de pesquisa já foram certificados em ambas as categorias. O título iguala as instituições brasileiras a várias universidades estrangeiras consagradas pelas pesquisas em tecnologia.

Por Mozart Artmann



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *