FIES – Novidades do Financiamento Estudantil



  

O FIES (Financiamento Estudantil), programa do Ministério da Educação destinado a estudantes matriculados em graduação em faculdades particulares, é uma ótima oportunidade para financiar o curso com taxas e juros reduzidos.

Desde 2010 o FIES funciona em um novo formato. Os juros caíram para 3,4%, ao ano, por conta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passar a ser o Agente Operador do Programa, e a solicitação do financiamento passou a ser permitido em qualquer período do ano.

O site sisfiesportal.mec.gov.br traz outra novidade. A partir de 29 de julho de 2011, os estudantes que concluíram o Ensino Médio a partir do ano letivo de 2010 e queiram solicitar o FIES deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 ou ano posterior.





O estudante que conseguir o financiamento deverá a cada três meses pagar uma taxa de R$ 50,00 que é usada para amortizar os juros. O financiamento poderá ser pago 18 meses depois de formado e empregado. Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 13 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso) + 12 meses].

O site citado acima traz de forma explicativa como funciona o programa, as regras, tais como simulação de financiamento, além do link para inscrição, perguntas frequentes e o passo a passo.

Por Adoniran Peres



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *