Universidades e Institutos Federais serão inaugurados na Bahia



  

As próximas gerações de estudantes das regiões mais distantes dos estabelecimentos de ensino superior e tecnológico da Bahia terão um futuro promissor. É que a presidente Dilma Rousseff anunciará oficialmente esta semana a expansão da rede de ensino superior e tecnológica no Estado da Bahia. Na prática, o anúncio representará o início dos trabalhos que irão viabilizar a construção de mais duas Universidades Federais e nove Institutos Federais de Ensino Tecnológico Profissionalizante no Estado.

Isto significa também que os processos seletivos para acesso ao ensino superior (vestibulares) e para o ensino médio profissionalizante serão consideravelmente alavancados.

As duas universidades a serem criadas serão federais. A primeira (a Universidade Federal do Sul da Bahia) terá campi nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas; a segunda (a Universidade Federal do Oeste da Bahia) terá, por sua vez, campi nas cidades de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães. Somadas a essas instituições, já podemos contar hoje com a da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que teve um campus inaugurado este mês, na cidade de Senhor do Bonfim. Já os Institutos Federais de Tecnologia (IFETs) serão construídos nas regiões de Xique-Xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.





O próximo passo, a partir de agora, compete ao MEC, que deverá iniciar os estudos orçamentários e a pesquisa de demanda de cursos que serão instalados em cada unidade. Para o Deputado Daniel Almeida, os cursos serão oferecidos de acordo com as “necessidades de cada região”.

Por Alberto Vicente Silva

Fontes: Correio 24horasSecom – Governo da Bahia



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *