Mudanças nas Regras do Vestibular Fuvest 2012



  

Hoje, dia 2 de junho, o conselho de graduação da USP acaba de anunciar a mudança de regras para o Vestibular Fuvest 2012 (no caso, o vestibular desse ano). Entre as principais mudanças podemos destacar:

  • A nota da 1ª fase passa a ser utilizada na nota final do candidato: essa talvez a mudança mais radical de todas, pois com isso aqueles que pontuaram muito acima da nota de corte de seu curso passam a ter uma maior vantagem sobre os demais na 2ª fase.
  • A nota mínima de corte passará de 22 para 27 pontos: Mudança tranquila, que não afeta muito a dinâmica da classificação para a maioria dos cursos, a não ser aqueles menos concorridos, como alguns cursos da EACH-USP, também conhecida como USP-Leste.
  • No segundo dia da 2ª fase, a prova passará a ter 16 questões, 4 a menos do que tinha anteriormente: uma boa mudança, pois muitos vestibulandos reclamavam do número excessivo de questões cobradas nesse dia, que são dedicadas a questões de matérias diversas ou multidisciplinares. 
  • Na 2ª fase, os cursos vão convocar entre 2 e 3 candidatos por vaga: mudança também tranquila e que afetará apenas os cursos menos disputados.
  • A partir da 3ª chamada, os candidatos poderão mudar de carreira: mais do que uma boa notícia para o vestibulando, talvez isso resolva a questão da evasão estudantil nos cursos da USP, que em alguns casos é bem alta.




Essas mudanças fazem parte de uma série de medidas que estão sendo discutidas dentro do conselho de graduação da USP com o objetivo de reformular o Vestibular. Já havia sido anunciado um bônus maior a alunos de escola pública. Tais medidas em teoria procuram diminuir a elitização dentro da USP e tornar mais acessível o vestibular para todos, mas não sei se as medidas anunciadas hoje ajudam nesse objetivo.

Por Wilson Lira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *