USP tem novo plano de bonificação para alunos da rede pública – Vestibular 2012 (SP)



  

A USP – Universidade de São Paulo, aprovou hoje o projeto de reformulação de seu programa para alunos de escola pública no vestibular, em reunião do Conselho de Graduação. Segundo o novo Inclusp, o aluno da rede pública pode ganhar até 15% de bonificação a partir da nota da primeira fase da Fuvest.

Com as modificações, o aluno pode prestar vestibular no 2º ano e ganhar 5% de bônus para o ano seguinte e poderá receber até 10%, se acertar 60 das 90 questões da primeira fase. A ideia é aumentar o número de estudantes da rede pública na instituição, que somam 25% dos aprovados no vestibular, de modo que possam ter contato com a Fuvest mais cedo. Até então, o máximo que o aluno que cursou o Ensino Fundamental e Médio em rede pública podia receber era de 12%, baseado em 3% automáticos, 6% de acordo com o Enem e 3% com base no Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da Usp).





Ainda hoje, estudantes e membros do Núcleo de Consciência Negra protestaram contra as mudanças no vestibular da Usp, afirmando que o Inclusp não apresentou melhorias em relação à inclusão social. Ao mesmo tempo em que o projeto dá a oportunidade de alavancar as bonificações para o aluno, também corta os 3% que eram antes automáticos para a rede pública, de modo que o benefício só será aplicado de acordo com o desempenho no vestibular.

Por Livia Hay

 



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *