Prova de redação em vestibulares



  

A redação tem grande peso nos vestibulares e por isso, causa tanto pânico e terror  em quem vai prestar uma prova como essa. De nada adianta saber resolver os cálculos mais difíceis ou ser um historiador nato e não saber se expressar bem, ou não saber fazer uso da norma culta da língua e nem ter um bom conhecimento do assunto e linearidade de raciocínio.

Pessoas que não dominam a linguagem não conseguem se expressar isso é certo e comprovado. Assim, é preciso que o candidato se prepare também para a redação lendo muito e não apenas livros, mas jornais e revistas para ficarem por dentro dos mais diversos assuntos atuais.





Além disso, é preciso dominar a norma culta da língua, deixar os coloquialismos, gírias, regionalismos e clichês fora do texto. Outra coisa fundamental é conhecer o funcionamento do tipo de texto que se escreve pois, narração tem uma estrutura, dissertação tem outra completamente diferente.

A narrativa é uma história que possui personagens, tempo, espaço, narrador e enredo. Já a dissertação é um texto argumentativo, ou seja, é construído com argumentos para que se convença o leitor sobre determinado assunto. O texto argumentativo jamais permite que se use “eu” ou “na minha opinião”, esses são erros gravíssimos que os candidatos ao vestibular costumam cometer.

Por Karin Földes



4 comentários em “Prova de redação em vestibulares

  • · Editar

    Essas informações são muito importante para meus conhecimentos, porque pertendo me engressar numa Universidade Estadual ou Federal na área de Direito, por isso solicito ajuda destes profissionnai da leteratura em geral…!!! Meu muito obrigado e aceitarei todas instruções técnicas e profissionais neta área ou em outra que venha me profissionalizar.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *